A ayahuasca é um expansor de consciência constituído a partir decocção de duas plantas nativas da floresta Amazônica, o cipó banisteriopsis caapi (jagube) e as folhas da psycotria viridis (rainha). Essa bebida cerimonial é usada durante os trabalhos do Santo Daime, estando no centro dessa religião.
As igrejas daimistas realizam trabalhos espirituais durante todo ano, seguindo um calendário pré estabelecido. São realizados trabalhos de estrela (cura), trabalhos festivos (bailados) comemorativos aos santos cristãos, bem como aos precursores da doutrina do Santo Daime. E nos dias 15 e 30 de cada mês são realizados os trabalhos de concentração, os mais indicados às pessoas que desejam conhecer a doutrina pela primeira vez.
É recomendada uma dieta três dias antes da consagração do Santo Daime, a qual consiste em evitar o consumo de álcool e demais drogas, bem como de relações sexuais.Não é recomendado o uso concomitante do Santo Daime com medicamentos Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS) como, por exemplo, Prozac, Daforin, Eufor, Verotina, devido aos efeitos advindos da crise hiper serotoninérgica (Callaway e Grob, 1998). As pessoas que desejam consagrar o Santo Daime, mas já passaram por internação psiquiátrica ou possuem histórico de transtorno mental na família nuclear (pais e irmãos) é necessário parecer psiquiátrico atualizado.
Todos os meses a Igreja Céu da Campina realiza entrevistas e anamneses com as pessoas que desejam conhecer o Santo Daime pela primeira vez. As entrevistas coletivas são realizadas com o objetivo de promover um espaço de diálogo sobre a doutrina do Santo Daime, buscando esclarecer suas principais normas e rituais. Já a ficha de anamnese é individual e sigilosa e visa conhecer os aspectos biopsicossociais e espirituais dos sujeitos entrevistados, bem como avaliar se a pessoa está apta a participar do trabalho.
As entrevistas e anamneses acontecem em datas anteriores aos trabalhos espirituais, sendo previamente divulgadas nas redes sociais da igreja.
Referência:
Callaway J. C. & Grob, C. S. (1998) Ayahuasca Preparations and Serotonin Reuptake Inhibitors: A Potential Combination for Severe Adverse Interactions, Journal of Psychoactive Drugs, 30:4, 367-369, DOI: 10.1080/02791072.1998.10399712.© 2019 | Todos os direitos reservados